Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed eiusmod tempor incidunt ut labore et dolore magna aliqua.
A reciclagem de eletrônicos é uma medida fundamental para o meio ambiente, para as empresas e para os seres humanos. Ela estimula a prática de uma atividade de coleta e de processamento dos resíduos que podem ser transformados em outros produtos e, consequentemente, reaproveitados. Além disso, quanto maior for a incidência dos processos de reciclagem, menores serão os gastos destinados à limpeza urbana.
A reciclagem também ajuda a diminuir a emissão dos gases de efeito estufa responsáveis pelas mudanças climáticas que ameaçam o futuro do planeta. Sendo assim, é preciso considerar que a fabricação de alguns componentes utilizados nos aparelhos eletrônicos, resulta na grande produção de rejeitos e ar poluído.
No entanto, para que a reciclagem dos eletrônicos se torne mais eficiente, é importante trabalhar a educação ambiental, para que todos os membros da sociedade se mostrem engajados e compreendam a fundo os processos de coleta, de triagem e de processamento dos diferentes resíduos. Com base nisso, será possível garantir um mundo mais seguro e sustentável para as futuras gerações.
–
Reciclagem de eletrônicos: qual é o objetivo?
Para falarmos sobre a importância da reciclagem de eletrônicos é fundamental compreender a grande demanda desse tipo de serviço nos dias atuais. Além disso, a população vem adquirindo uma nova consciência quanto ao reaproveitamento dos materiais que podem originar novos produtos. Desse modo, essas mercadorias tendem a ganhar um novo destino, por meio do uso de suas matérias-primas em outras aplicações.
Desta forma, a reciclagem dos eletrônicos nem sempre tem o objetivo de implementar uma mercadoria dentro do seu próprio ciclo de produção. Ou seja, ao ser reciclado, o produto tende a ganhar uma nova funcionalidade. Os monitores e os vidros dos aparelhos de TV, por exemplo, podem ser transformados em pisos para prédios e outros estabelecimentos.
Como ocorre o processo de reciclagem?
No processo de reciclagem dos eletrônicos, os aparelhos são desmontados e classificados de acordo com o tipo de material encontrado neles. Dessa forma, cada um desses componentes pode requerer uma destinação diferente, de modo a não agredir o meio ambiente. Sendo assim, entre os elementos mais comuns estão:
- Os vidros;
- O plástico;
- Os metais;
- Os metais pesados;
- As placas dos circuitos;
- Os elementos químicos.
Razões para fazer a reciclagem de eletrônicos
1. Preservação da água e do solo
Geralmente, as baterias e as pilhas apresentam alguns metais pesados entre os seus componentes. Entre eles estão o níquel, o chumbo, o mercúrio e o cádmio. Sendo assim, quando o descarte desses produtos é feito de maneira inadequada, esses metais tendem a contaminar o solo e, ainda, os lençóis freáticos.
2. A reciclagem de eletrônicos gera empregos
O processo de reciclagem dos resíduos eletrônicos, demanda a busca por profissionais qualificados. Isso gera vagas para todos os setores, incluindo o manuseio dos processos químicos e físicos, bem como os procedimentos de transporte.
3. Estimula a economia
De fato, a reciclagem de eletrônicos proporciona diversas possibilidades. Sendo assim, além da prática da sustentabilidade, essa atividade ajuda a movimentar a economia do país.