Lixo eletrônico não é só o seu computador

Lixo eletrônico não é só o seu computador

O lixo eletrônico é um grande problema atualmente, pois o descarte irregular causa doenças e sérios danos ao meio ambiente. Porém, para saber como descartar e como evitar os danos, é essencial saber que o lixo eletrônico não é só o seu computador. Você sabe o que é considerado lixo eletrônico?

Descubra quais são os principais lixos eletrônicos, além do seu computador e entenda melhor sobre esse assunto que tem enorme importância. Boa leitura!

O que é lixo eletrônico?

Lixo eletrônico é muito além do que apenas o computador, pois abarca todos os aparelhos ou resíduos de equipamentos que são elétricos e eletrônicos. Sendo assim, televisões, lavadoras de roupa, geladeiras, tablets, celulares e demais itens como estes, também são lixos eletrônicos.

Sendo assim, estes equipamentos devem ter uma destinação diferenciada e não podem ser descartados em lixos comuns, pois quando entram em contato com o solo, água, rios e outros locais, contaminam o ambiente com os metais pesados e outras substâncias que estão dentro dos componentes eletrônicos.

Problemas do descarte indevido

Entre os principais problemas do descarte indevido de lixo eletrônico estão: doenças e contaminação ambiental.

Primeiramente, o descarte indevido de lixo eletrônico prejudica o meio ambiente como um todo, pois o solo recebe contaminação, fazendo com que águas, córregos, rios e lençóis freáticos também sejam contaminados.

Com isso, existe um prejuízo ambiental muito grande, especialmente à fauna que vive em rios e nos locais dos descartes. Porém, não para por aí, pois esse tipo de contaminação causa doenças graves nos seres humanos.

Uma das principais doenças que podem ser causadas é o câncer, além de malformações nos pulmões, tireóide, cérebro – e muito mais –  das crianças.

Esse tipo de problema é cada vez maior, pois a quantidade de produção de eletrônicos é muito elevada e crescente, o que exige que medidas sejam tomadas para evitar o descarte indevido.

Cada vez mais os eletrônicos são descartados com menos uso, sendo substituídos por modelos novos e mais tecnológicos. Porém, isso acaba gerando uma quantidade extra de lixo.

Sendo assim, é importante que você tenha consciência de que não é apenas o seu computador que deve ser descartado de forma adequada, mas também outros equipamentos como os listados no início do artigo.

Considerações finais

Portanto, o que se pode fazer para evitar o descarte irregular e dar a destinação correta ao seu computador, celular, notebook, geladeira e outros itens, é procurar a prefeitura municipal para verificar onde existem locais de descarte apropriados para lixo eletrônico.

Assim, o que não deve nunca ser feito é colocar esses itens no lixo comum, mesmo que seja apenas um celular ou equipamento pequeno. Esse equipamento, ao chegar no lixão, vai liberar agentes tóxicos como alumínio e cobre, sendo altamente perigosos, bem como muitas outras substâncias que também são liberadas.

Dessa forma, preze sempre por destinar corretamente o seu lixo, inclusive o lixo eletrônico, e contribua para que o meio ambiente não seja contaminado, bem como para que as populações não corram riscos de saúde por ações que podem ser evitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×